28 setembro 2006

Recordações de Paris VI

Versalhes

Recordações de Paris V

Museu d'Orsay

Recordações de Paris IV

Museu do Louvre

Recordações de Paris III

Estátuas

Recordações de Paris II

Cemitério do Père Lachaise

Recordações de Paris I

Paris à noite

07 setembro 2006

Efemérides

Comemoram-se hoje os 184 anos do Grito de Ipiranga, que assinala a independência do Brasil.
Em 1968, Salazar cai... supostamente duma cadeira e é internado há exactamente 38 anos.
Em 1986 Desmond Tutu é eleito arcebispo da cidade do Cabo, tornando-se o primeiro arcebispo negro anglicano na África do Sul.
Em 1999, Xanana Gusmão,o líder da resistência timorense e actual Presidente de Timor, é libertado depois de 7 anos em cativeiro.


Além destas... de certeza que muitas mais ocorreram, mas a história encarregou-se de não as contar. Consegui descobrir algumas:

Em 1143, um antepassado de José Castelo Branco passa a noite na corte de D. Afonso Henriques.
Em 1620, o mesmo antepassado, numa visita ao - hoje designado - continente americano, passa a noite na tenda do chefe índio Iuorcux Tavabé e do seu burro de estimação.
Em 1753, Maria Alice faz a sua 3ª operação plástica.
Em 1832, Maria Alice adopta o nome de Lili Caneças e efectua a 37ª operação.
Em 1960, nasce uma linda menina a quem os pais dão o nome de José Castelo Branco.
Em 2005, José afirma descender de D.Afonso Henriques e do presidente do Estados Unidos da América George W. Bush.

01 setembro 2006

É festa!!!

Começa hoje a 30ª edição da Festa do Avante. Fui pela primeira vez à festa no ano passado(se não contarmos as vezes em que fui com o meu pai mas que mal me recordo). Comprei a EP e, na companhia da abadessa, passámos pela festa durante os 3 dias.
Gostei muito da experiência, do convívio entre as pessoas (fossem elas militantes ou "adversários políticos"), das bancadas dos variados países presentes e dos produtos das mais diversas origens. Da música, do teatro, da feira do livro (aproveitei para adquirir uns livros do poeta José Carlos Ary dos Santos).
Este ano, mais uma vez não vou falhar e lá estarei para beber caipirinhas, côcos, comer bifanas, assistir aos Xutos e a Tito Paris (o Sérgio Godinho é no Domingo), encher-me de pó e conviver, ouvir a Odete Santos e as novas bandas, dar um saltinho a Cuba e regressar pela Rússia. Acima de tudo a festa do Avante é um marco cultural deste país organizada por um partido político e não uma festa política. E lá, apesar de longe, sinto-me em casa.

Já agora... Ó camarada?! Onde é que compraste a boina do Che??