01 janeiro 2004

Este ano vou...

Assim começa o "Diário de Bridget Jones" de Helen Fielding. Confesso que não sou grande adepta deste tipo de leitura, mas quando uma amiga me ofereceu o livro há uns 3 anos, resolvi lê-lo sem preconceitos e gostei. Gostei tanto que comprei o "Novo Diário de Bridget Jones". Para quem ainda não conhece esta anti-heroína, a versão cinematográfica passa amanhã na SIC (não sei o horário, por isso fiquem atentos se estiverem interessados e não tiverem outra coisa para fazer num feriado). É verdade que o filme não faz justiça ao livro, mas isso é o costume.

De qualquer maneira, não quero falar de Miss Jones mas sim das minhas resoluções de Ano Novo. Há dois anos, no dia 31 de Dezembro de 2002, escrevi os meus desejos para 2003. Não se tratava de objectivos, regras, resoluções, ou afins, mas sim de desejos, mais ou menos secretos, que eu gostaria de ver concretizados durante este ano que passou.

É claro que não vou contar o que escrevi no tal papelinho - afinal os desejos eram secretos - mas posso afiançar-vos que nenhum se concretizou. E sim, fiz por isso, quando as coisas que desejei dependiam de alguma maneira do meu esforço e empenho. Mas 2003 passou-me a perna e não me deu o que eu queria (será que queria?). Deu-me outras coisas, umas boas, outras péssimas, outras...assim-assim.

De uma coisa tenho a certeza: cresci, envelheci, mudei, estou mais rica em Conhecimento e não sei avaliar se progredi em matéria de Sabedoria. Afinal de contas, nunca disse que era melhor do que ninguém, nunca me arroguei talentos ou qualidades especiais. Sou uma pessoa cujo maior talento é saber apreciar os talentos dos outros. E não é bom?

O ano passado não escrevi nenhum papelinho com desejos. Este ano, tenciono ir descobrindo os meus desejos ao longo dos meses, dos dias, das horas. Vou continuar a lutar. Vou continuar a viver. Vou continuar a ser eu, tendo a certeza de que daqui a um ano já não serei igual a mim.

Este ano vou fazer o meu melhor.