14 agosto 2003

Salto de fé - Resposta a Pepe

Caro Pepe,

Se considera um defeito não compreender a fé, então deixe-me partilhá-lo consigo. Eu tb tenho essa mesma dificuldade em compreender porque é que, em nome dessa tal fé, já se fez tanto bem e tanto mal neste mundo. Que coisa tão ambígua é essa que tão depressa manda chacinar como atravessa os maiores sacrifícios para salvar. Será uma fabricação dos homens? De certeza que sim! Só nós podemos ser tão inconstantes e cruéis. Será uma questão de má interpretação de sinais superiores (divinos, extraterrestres, cósmicos, o que se queira)? Talvez...Nós seres humanos somos muito dados a malentendidos também.

Seja o que for, gostaria de compreendê-la melhor, a essa tal fé. Como disse antes, gostaria de saber de que é feita. Talvez assim consiga compreender coisas que me escapam neste momento. Não tenho esperança de encontrar uma espécie de nova droga milagrosa que me ajude a viver melhor (tenho uma cabeça demasiado crítica para aceitar tal tratamento), mas não haja dúvida que, em alguns momentos na minha vida, já murmurei baixinho "Abençoados aqueles que crêem sem ver"...

Martinho Lutero escreveu após uma visita a Santiago de Compostela, que pouca diferença faria para os peregrinos que se viesse a provar ser ossadas de cão ou cavalo que lá estivessem sepultadas - o fervor seria igual!

É isso que quero perceber: porque é que, face à fé, a verdade deixa de ser importante.