03 setembro 2003

Vocês sabem lá

(a propósito das depressões masculinas)

A minha avó costumava dizer que os homens nunca saberão o que é a verdadeira dor, porque os homens não podem ter filhos. Pelo menos por enquanto, tanto quanto sei, continua a ser assim: os homens não podem dar à luz, com a excepção do Arnold Schwarzenegger.

Eu acrescento que os homens também nunca saberão o que é a verdadeira depressão enquanto não menstruarem. Nada, mas nada neste mundo meus senhores, se assemelha à neurose provocada pela hormonas femininas em alvoroço naquela altura do mês em que o corpo incha, a barriga dói, as borbulhas desabrocham e o mundo inteiro é uma gigantesca conspiração contra nós.

Já era altura de alguém fazer o elogio da TPM ou da DPM (Tensão ou Depressão Pré-Menstrual). E quem melhor do que eu que, sendo regra geral uma pessoa optimista, dou comigo, naquela altura do mês, a oscilar entre jactos de euforia e cataratas de tristeza, qual maldito carrocel hormonal, onde tão depressa me apetece sair por aí a cantar "The hills are alive..." como seria capaz de desmembrar todas as criancinhas da família Von Trapp com o mesmo machado ferrugento que degolou a Ana Bolena, sem a mais pequena hesitação!

Por tudo isto e muito mais que não me atrevo a confessar, os homens que me desculpem, mas nunca conhecerão o sabor autêntico da verdadeira depressão!