02 setembro 2003

Tomates e pepinos

Li há pouco uma coisa que me deixou aparvalhada. Como tal, vou partilhá-la. Uma tal Beyoncé Knowles, de quem eu nunca ouvi falar mas que, parece, é uma das novas cantoras-ídolos dos adolescentes, tem grande orgulho nas suas medidas perfeitas e não hesitou em revelar a quem a quisesse ouvir o segredo para manter uma silhueta 86-60-86: 6 rodelas de tomate e 4 de pepino é o almoço habitual da jovem. Não especificou se come mais alguma coisa durante o dia.

Até aqui, nada de anormal, excepto para quem, como eu, não suporta tomates e pepinos. O que me parece mau é que esta jovem se ponha para aí a abanar os seus 86 centímetros de anca à frente de uma legião de adolescentes que, na sua maioria não têm e provavelmente nunca terão tais medidas, mas que, como é próprio da adolescência, são bastante influenciáveis e gostam de copiar à risca o visual e comportamento dos seus ídolos e, ainda por cima, tenha o desplante de revelar que se alimenta de tomates e pepinos, frisando bem que apenas assim consegue manter-se magra...Qual é a mensagem? "Se querem ser magros e bonitos como eu, comam tomates e pepinos...e pouco de cada coisa, mesmo assim!"

Parece-me que as pessoas andam demasiado obcecadas com o corpo. Em vez de se sentirem bem com o que têm, ou procurarem mexer-se mais e comer coisas mais saudáveis, passam a vida a perseguir médicos, cirurgias, clínicas, dietas e tratamentos pseudo-milagrosos para serem mais magras porque, ao que parece, quanto mais magro se é, mais atraente se fica. E isto acontece com adultos, pessoas que já deveriam ter ultrapassado os medos e inseguranças próprios da adolescência. Por isso, não podemos estranhar que, volta e meia, um adolescente deixe pura e simplesmente de comer e, mesmo com 30 quilos de peso, continue a achar-se gordo e repugnante.

Agora, se me dão licença vou almoçar. Não sei ainda o que vai ser, mas posso garantir que tomates e pepinos estão definitivamente fora da minha dieta!