24 dezembro 2003

Rondinha das Capelas

Após mais uma noite de trabalho, lá me levantei (um pouco ajudado pelos vizinhos) e já estive a dar uma arrumação em casa. Já preparei a mesa para a ronda das capelinhas... isto se a minha capelinha for visitada ;)
Por hábito, e visto que moramos relativamente perto uns dos outros, passo a consoada a casa dos meus pais e depois, costumamos ir a casa dos tios e dos primos desejar um feliz Natal, que nos devolvem a visita (daí a ronda das capelinhas). Antigamente ainda nos juntávamos todos, numa das casas, um dava o bacalhau, outro as batatas, outro as couves, etc... mas hoje em dia com o tamanho da família torna-se incomportável fazer isso. Seria preciso alugar um salão. Quando nos juntamos no Verão ( e nunca estamos todos...), na altura das festas na aldeia, a solução é fazer uma mesa corrida no terraço e sentar lá as 30 e tal alminhas esfomeadas.
As recordações mais antigas que tenho do Natal, são essas: a reunião familiar e a rondinha das capelas. Lembro-me ainda das muitas vezes que vinha apressadamente às 23:50 para casa só para a surpresa de abrir as prendas e ver o que me tinham oferecido, entre cuecas e meias (criança sofre!!) lá vinha um brinquedito ou qualquer outra coisa mais interessante para a idade dos sonhos. Mas isto são recordações, logo mais vive-se a realidade.