Há 68 anos
nascia um mito: o Volkswagen Beetle, ou Carocha.
Adolf Hitler decidiu em 1934 financiar um projecto que permitisse ao povo alemão adquirir um automóvel a preço acessível. Este automóvel deveria cumprir 4 objectivos: espaço para toda a família, conforto, potência suficiente para subir montanhas e um chassis polivalente que se pudesse adoptar a diversas carroçarias.
O veículo era adquirido através de um plano de poupança no qual as famílias iam pagando antecipadamente o seu automóvel.
Após vários esboços e protótipos desenhados por Ferdinand Porche, o Carocha nasceu em 1936, sendo construído pela Daimler Benz. Em 1937 esta série de veículos enfrentou uma dura prova de resistência. No final deste ano já tinham percorrido uma distância equivalente a 2.400.000 km, comprovando assim a principal característica do carro: a robustez.
Foi então construída uma fábrica - em Wolfsburg - para fabricar este veículo. Como entretanto eclodiu a 2ª Grande Guerra, a produção do Carocha foi desviada para veículos de uso militar, sendo mais tarde suspensa a produção até ao fim da guerra.
A fábrica de Wolfsburg, entretanto destruída pelos bombardeamentos aliados, foi reconstruída pelos aliados (ficou no sector inglês) e recomeçou a produção do Carocha. Em 1949 o governo inglês entregou a gestão da fábrica a Heinrich Nordorff, um engenheiro que já tinha desempenhado funções na Opel. Este novo gestor foi importante no desenvolvimento do Carocha apetrechando-o de pormenores técnicos avançados para a época.
Adolf Hitler decidiu em 1934 financiar um projecto que permitisse ao povo alemão adquirir um automóvel a preço acessível. Este automóvel deveria cumprir 4 objectivos: espaço para toda a família, conforto, potência suficiente para subir montanhas e um chassis polivalente que se pudesse adoptar a diversas carroçarias.
O veículo era adquirido através de um plano de poupança no qual as famílias iam pagando antecipadamente o seu automóvel.
Após vários esboços e protótipos desenhados por Ferdinand Porche, o Carocha nasceu em 1936, sendo construído pela Daimler Benz. Em 1937 esta série de veículos enfrentou uma dura prova de resistência. No final deste ano já tinham percorrido uma distância equivalente a 2.400.000 km, comprovando assim a principal característica do carro: a robustez.
Foi então construída uma fábrica - em Wolfsburg - para fabricar este veículo. Como entretanto eclodiu a 2ª Grande Guerra, a produção do Carocha foi desviada para veículos de uso militar, sendo mais tarde suspensa a produção até ao fim da guerra.
A fábrica de Wolfsburg, entretanto destruída pelos bombardeamentos aliados, foi reconstruída pelos aliados (ficou no sector inglês) e recomeçou a produção do Carocha. Em 1949 o governo inglês entregou a gestão da fábrica a Heinrich Nordorff, um engenheiro que já tinha desempenhado funções na Opel. Este novo gestor foi importante no desenvolvimento do Carocha apetrechando-o de pormenores técnicos avançados para a época.
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