05 abril 2005

Receita do dia

Para acompanhar a minha abadessa e o seu post acerca da chain letter em forma de bolo, aqui fica uma deliciosa receita nada um pouco um bocado... algo calórica... mas muito, muito deliciosa!

Migas à Alentejana

* Pão (cerca de 150 gramas por pessoa), caseiro, tipo alentejano, de preferência.
* Alho a gosto
* Massa de pimentão a gosto (algumas colheres)
* sal a gosto
* Carne de porco (entrecosto, lombo) - de preferência com alguma gordura, para poder fritar com a própria gordura (é aconselhável a utilzação de pedaços de toucinho)
* água a ferver (apenas o suficiente para amaciar o pão e formar uma pasta não muito húmida)


Barra-se a carne com pimentão e deixa-se a repousar durante algum tempo, um dia, de preferência, tal como se fazia na ocasião de temperar a carne para os enchidos. O alho deve ser pisado juntamente com algum sal num almofariz.

A primeira coisa a fazer com a carne é fritá-la. O objectivo não é, unicamente, cozinhar a carne mas, sim, obter o pingo ou gordura que é, desta forma, produzido. Para que o pingo não fique cheio de pedaços de carne carbonizada deve-se vigiar com atenção a forma como a carne frita. Para isso pode ir borrifando com água, sempre que verificar que há tendência a queimar. Vai-se retirando a carne à medida que esta vai ficando devidamente cozinhada, ao seu gosto (alourada fica bem).

O pingo é retirado e convém ser coado (passar por uma rede, de forma a separar os resíduos).

O pão é cortado em fatias e colocado dentro do mesmo recepiente onde se fritou a carne e é amassado imediatamente com água a ferver. A colher de pau é o utensílio preferido por muitos cozinheiros (tradicionalmente) para este género de operação.

Em seguida, vai-se deitando o pingo que foi reservado, de forma a ligar-se ao pão e temperá-lo. Deve-se ter cuidado para não exagerar - caso contrário ficam com demasiada gordura. Entretanto, vai-se rodando a massa até formar um bola - é o que se chama "enrolar as migas". Faz-se isto até as migas ficarem com uma crosta dourada (sem queimar). Servem-se acompanhadas da carne frita.
(Wikipédia)