24 novembro 2003

Sentidos

Eu creio na carne e nos apetites,
Ver, ouvir, sentir, são milagres, e cada parte e apêndice de mim
é um milagre


(Luís Quintais e Pedro Paixão, Versão do poema 24 de “Song of Myself” de Walt Whitman, in “A Cidade Depois”)

Ask anyone what sense he would preserve above all others. Most would say sight, forfeiting a million eyes in the body for two in the skull. Blind, we could live and possibly discover wisdom. Without touch, we would turn into hunks of wood.

(Jim Morrison, texto publicado na revista “Eye”, in “Uma Oração Americana e Outros Escritos”)

Comecei hoje o “desafio dos sentidos”. Há uns tempos lembrei-me de fazer este jogo comigo mesma: viver um sentido por dia, ou seja dar-lhe relevância sobre os demais. O meu sentido de hoje é a audição e acreditem que, até agora, já ouvi coisas que nos outros dias me escapam. Mas não vou falar delas agora, que o dia ainda vai curto. Amanhã tentarei descrever-vos os sons do meu dia.