27 dezembro 2003

A moda das mulheres gordinhas ou a moda dos concursos "para boi dormir"

Há pouco, enquanto aspirava a casa (sim, porque eu também aspiro! Sob protesto, mas aspiro!) ouvi uma coisa que me deixou estarrecida. A RTP estava a repetir o concurso "Quem quer ser milionário?" e uma das opções de resposta à pergunta "O que significa a expressão "tempo das vacas gordas?" era a seguinte: "Moda das mulheres gordinhas". Fiquei estupfacta, de aspirador na mão, a apontar para o tecto, cheia de vontade de telefonar para a RTP e fazer mil e um protestos contra quem quer que seja que prepara as perguntas para o referido concurso.

Não basta a constante demonstração de imbecilidade que a maioria dos concorrentes alegremente demonstra - parece que as pessoas se sentem orgulhosas por não terem os mais elementares conhecimentos sobre assuntos de interesse comum. Não basta que, para disfarçar a ignorância, os concorrentes se desculpem com os "nervos", o que me faz concluir que somos um povo terrivelmente nervoso (de certeza que Bartolomeu Dias levava um baú carregadinho de Xanax quando partiu à conquista das tormentas para as transformar em esperança e ninguém no seu perfeito juízo duvida que Afonso de Albuquerque tomava carradas de chá de tília para acalmar antes de qualquer dia normal de trabalho). Não basta as inúmeras demonstrações de possidonite por parte de quem concorre, também que faz as perguntas tinha de ser possidónio!

Se uma mulher gorda é uma vaca, então um homem gordo é um boi? Tenho o maior respeito e admiração pelos bovinos, não me entendam mal. A meu ver, chamar "vaca" ou "boi" a alguém deveria ser o maior dos elogios, mas a verdade é que, regra geral, tais epítetos são usados em sentido depreciativo. Por isso, meus caros amigos, das duas uma: ou "vaca" e "boi" passam a ser termos elogiosos, ou será melhor ter mais cuidado com a maneira como se utilizam ou - melhor ainda! - começamos a ter, na televisão que se define como "serviço público" um maior cuidado na elaboração das perguntas. Assim, quem sabe, além de ganhar dinheiro, talvez possamos também aprender alguma coisa de novo. Sim, porque a meu ver, o conhecimento é o único património seguro, que nunca se desvaloriza, muito pelo contrário - mas esta é a minha opinião e eu sou pobrezinha...

1 Novas Memórias:

Anonymous Anónimo escreveu...

SOU NAIR DACOSTA SOU MUITO VAIDOSA GOSTO DE ANDAR NA MODA TNHO CIQUENTA E QUATRO ANOS MAIS MINHA CABEÇA É DE JOVEM MAIS AS CONFEÇÃO NÃO FAZ ROUPAS PARA NÓS ACHO MUITO TRISTE OU SE ACHA É UM ABSURDO DE CARA EU NÃO ACEITO PORQUE SE VOÇE MAIS BARATO TALVEZ COMPRARIA MAIS FICO MUITO MAL QUANDO ENTRO NA LOJA E A VENDEDORA NEM OLHA PARA VC GOSTARIA DE POR A BOCA NO TRANBONE PORQUE SAMOS SER HUMANO E SOMOS MUITO HUMILHADA GRATO NAIR´/

09/07/2008, 19:56:00  

Enviar um comentário

<<Página Principal