05 janeiro 2004

Lisboa


Lisboa, Estação Central do Rossio

A estação central do Rossio, construída em 1886-87 é um edifício romântico, neo-manuelino, encomendado ao arquitecto camarário José Luis Monteiro pela Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, tal como a construção de um edifício anexo, destinado a ocupar os serviços dos Caminhos de Ferro, que a partir de 92, é adapatado a complexo hoteleiro. É o Hotel Avenida Palace, antigo Hotel Internacional .
Ultrapassou-se com mestria o desnivelamento do terreno através da adopção do sistema de rampas, que permitiram uma comunicação entre os espaços interior e exterior. A plataforma, ampla nave de 21 metros de altura por 130 de comprimento, articula o exterior ao piso de embarque. Na entrada principal, ao nível do rés-do-chão, uma galeria envidraçada permite o acesso aos restantes pisos. O cais de embarque, será mais tarde coberto com uma estrutura em ferro, da responsabilidade de uma empresa belga.
A elegante fachada é "escultóricamente" decorada pelos canteiros do empreiteiro francês Bartissol, destacando-se os arcos em ferradura.

Texto retirado do site Portugal Ilustrado