26 janeiro 2004

Pronto, eu sei que às vezes sou um bocado embirrante com este tipo de coisas, mas não consigo resistir. Numa época em que a cultura é servida em pacotes de tamanho e preço relativamente acessíveis, não há desculpa para que alguém que ganha a vida a fazer legendagem para televisão cometa tamanha asneira.

Ontem, durante o excelente documentário que o novo canal 2 passou sobre Marianne Faithful, a pessoa responsável pela legendagem "traduziu" o nome de Kurt Weil por "Kirk Vial"...Depois de aterrar novamente no sofá, resolvi ficar atenta ao final do documentário para ver o nome da pessoa que tinha feito as legendas para lhe perguntar se o tal Kirk Vial será o nome artístico do Capitão Kirk da minha infância. Será que, antes de ingressar no programa espacial americano como comandante da Enterprise, cuja missão era chegar a novos mundos onde nenhum humano antes pisara, o "Captain Kirk" terá escrito operetas?

Mas entretanto soube do acidente do futebolista Fehér e embora tenha visto o programa até ao fim, confesso que deixei passar o nome desse grande herói que ignora por completo quem seja Kurt Weil.