22 janeiro 2004

Ter ou não ter ? Eis a questão.

Está aberta a discussão sobre ter ou não ter comentários.

A minha opinião, e que deixei exposta no post do Fernando é a seguinte:

Eu tenho comentários no meu blog, basicamente para troca de ideias e opiniões entre quem escreve e quem se dá ao trabalho de ler. Se são muitos, poucos, mais que os utilizadores de uma biblioteca ou menos do que os que compram jornais, sinceramente, estou-me nas tintas para a quantidade, preferindo a qualidade.

Quem ler e quiser comentar publicamente o que leu, tem o sistema de comentários para isso, podendo ou não, iniciar-se uma discussão saudável. Se optar por não comentar, está também no seu pleno direito. Acho preferível manter o sistema de comentários para quem o quiser usar, a retirá-lo por causa de um ou outro que não o usa, ou usa-o indevidamente para achincalhar ou ridicularizar.

Se quiser comentar um post e o blog em questão possuir um sistema de comentários, comento. Se não possuir... não comento. Prefiro assim a enviar um e-mail a comentar seja o que for. As discussões, a troca de ideias e opiniões a acontecerem, julgo que o melhor local para isso será o que originou essa troca de ideias, ou de opiniões - o blog.

Se me quiserem contactar em privado por e-mail, podem fazê-lo pois o e-mail está disponível no blog. Se optarem pelo comentário público, o sistema de comentários existe para isso.

Quanto à questão blog sem comentários não ser blog...concordo parcialmente. Penso que um blog deverá ser um local para troca de ideias e opiniões (desculpa, bater na mesma tecla - que não a tecla 3) e os comentários permitem isso. Um blog sem comentários, não deixa de ser um blog, mas perde a interactividade que penso que deve existir entre autor/leitor. Existe (quando existe) a opção de escrever ao autor, mas nesse caso as opiniões ficam sempre limitadas (e em privado) entre os dois interlocutores, não abrindo novas frentes de discussão para outros possíveis pontos de vista.

Continuarei a escrever para mim, para poder chegar aos outros. Se não quisesse ser lido e/ou comentado, optaria por escrever num caderno ou até mesmo num qualquer processador de texto para não me assustar com a minha letra.

Mas isto é apenas mais uma opinião ou ideia...de quem já teve há anos os seus 15 minutos de fama.