18 agosto 2003

Os meus professores

Maria Inácia Camacho - a primeira arqueóloga que conheci. Apresentou-me ao meu amor maior - a História.
Maria Teresa Serra - deu-me um lugar no jornal e no grupo de teatro. Incentivou-me a escrever. Ensinou-me que a imaginação não se deve refrear. Apresentou-me a Eugénio de Andrade.
Maria Luísa Guerra - que saudades das aulas de História! Eram dadas sob a forma de notícias de jornal, como se as coisas tivessem acabado de acontecer. Tantos pormenores que não vêm nos livros! Fez com que eventos e pessoas distantes se tornassem próximos.
Margarida Guimarães - Ensinou-me toda a filosofia grega e medieval e apresentou-me a Kepler, Galileu, da Vinci, Brahe e, sobretudo, a Giordano Bruno.
Filomena Tapada - Ensinou-me que tudo na História se entrelaça e repete. Ensinou-me as causas e os efeitos. Apresentou-me Heródoto.
Elvira Costa e Pinto - Passou todo o mês de Julho a dar-nos aulas especiais (e gratuitas) para nos preprarar para a prova específica de filosofia.
António José de Almeida - Apresentou-me a Graham Greene e à música de Peter Gabriel. Não me ensinou muito sobre técnicas de tradução de inglês, mas deu-me tantas lições de vida! A única pessoa com quem eu ficava horas a conversar sem me cansar e uma das poucas que conseguia a proeza de captar a minha atenção por mais de 15 minutos seguidos.

Tive tanta sorte por tê-los conhecido! Todos eles sabiam que ensinar é dos actos mais nobres e delicados à face da terra e que não se prende a dificuldades, matérias ou programas impostos pelo Ministério. É um acto de amor e de partilha que, decididamente, nem todos sabem realizar.

Devo-lhes muito do (pouco) que sei e da pessoa que sou. possa eu um dia transmitir a mais alguém o que eles me ensinaram.