08 setembro 2003

Lisboa

Hoje andei a passear por Lisboa, mais precisamente pela zona da Baixa, Rossio e Chiado. É incrível a quantidade de prédios em risco de ruir e de prédios devolutos que existe nestas zonas. Com boa vontade e com algum dinheiro, a Câmara (visto que os donos não se parecem preocupar, preferindo deixar cair para vender o terreno) podia tomar essa empreitada e restaurá-los, vendendo-os ou alugando-os em seguida.
Sei que nalguns casos os donos foram obrigados a fazer obras, outros foram expropriados ficando os imóveis entregues à Câmara, mas estes casos são apenas uma gota de água neste oceano que é Lisboa.
Com o dinheiro dado ao Sporting e Benfica para a construção do Alvalade XXI e da nova Luz (e por muito que eu goste de futebol e do Benfica) daria decerto para muitas obras de reconstrução na capital, e bem mais necessárias que a vaidade de um estádio novo com uma lotação que raras vezes será esgotada. Mas isto sou só eu a pensar...

Ps: Alguns destes prédios têm fachadas que são autênticas obras de arte. Se a deterioração da propriedade se prolongar muito mais tempo, nem as fachadas se irão aproveitar.