23 outubro 2003

Chocólatras anónimos

Muito se fala de vícios nos tempos que correm. Há quem defenda que os mais comuns são fruto da vida moderna, acelerada e impiedosa, que nos provoca neuroses e frustrações e a necessidade crescente de procurar escapes e novas formas de descontrair. Regra geral, quando se fala de vícios, há três que nos saltam à ideia de imediato: droga, álcool e tabaco. Talvez por serem os que detém maior número de "adeptos", ou talvez porque são os que se tornam mais visíveis. Não é desses vícios que quero falar, mas sim de outro muito mais avassalador embora discreto (pelo menos num estado inicial), o vício do chocolate. A chocomania ou chocolatria que vai ganhando cada vez mais adeptos, incluindo esta que vos escreve.

É verdade. A droga nunca me entusiasmou, embora tenha experimentado um vasto catálogo de substâncias ilícitas na minha (já ligeiramente difusa) juventude. A bebida entusiasma-me menos, confesso. Não gosto de vinho, as cervejas sabem-me todas a levedura, acho as bebidas brancas boas para desinfectante e os licores provocam-me enjôos. Quanto ao tabaco, confesso que gosto de "cravar" um ou outro cigarrito quando saio ou estou mais ansiosa (e não tenho chocolate à mão...). Mas o chocolate...Ai, o chocolate, caros amigos! Esse tira-me do sério!

Sou consumidora ávida e compulsiva de todos os tipos de chocolate conhecidos da humanidade. Na verdade, prefiro o preto, amargo, do tipo que se usa em culinária, mas se não houver desse, pode ser outro qualquer. Branco, preto, de leite, com amêndoas, com passas, com recheio, com bolo, com gelado, em mousse, em creme, em barra, líquido, com cereais, com fruta, enfim, de todas as maneiras possíveis e imaginárias (e desconfio que existem mais maneiras de comer chocolate do que de cozinhar bacalhau...), se for chocolate, "marchou".

E isto é um problema. Primeiro porque, como acontece com as pessoas normais, quando consumo chocolate, engordo (sim, eu sei que andam por aí umas aberrações da natureza que comem tabletes às dúzias e ficam magrinhas na mesma). Segundo, porque tenho uma estranha alergia à dita substância, diagnosticada desde tenra idade: o chocolate provoca-me tosse. Não imagino nada mais cruel, nefasto, irónico, enfim, do que ser alérgica à coisa que mais gosto de comer no mundo inteiro!

Em suma, tudo isto para dizer que o chocolate também pode ser um vício, grave, prejudicial à saúde como os outros e, em casos extremos, indutor da morte (por congestão, por exemplo). Não é matéria para rir! Aposto que, tal como eu, dezenas, centenas, milhares de chocólatras anónimos vagueiam por essa blogosfera e neste momento, enquanto me lêem, vão chupando ruidosamente os dedos e descascando mais um bombom (pelo menos mais uma eu sei que existe, que ela já me confessou o vício, mas não vou revelar nomes, se ela quiser que se solidarize comigo neste lamento).

É dramático, atroz, horrendo! Um chocólatra ama e odeia o chocolate ao mesmo tempo. Não pode vê-lo, mas não consegue resistir-lhe. Tem chocolatinhos escondidos por todo o lado e corre a casa toda em fúria até encontrar aquele bombonzinho bolorento e ressequido que sobreviveu ao Natal passado porque caiu para trás do móvel, e devora-o sofregamente, da mesma maneira que, antes do Natal, comeu todas as cabeças e asas das "Fantasias de Natal" penduradas na árvore.

Por todas estas tristes figuras e por muitas mais razões que não tenho coragem de descrever, lanço o repto: chocólatras anónimos, uni-vos! Vamos formar uma associação, um espaço onde possamos falar abertamente das nossas compulsões e consolarmo-nos uns aos outros. As inscrições podem ser feitas neste blog a partir de agora.

Toda esta prosa cansou-me. Acho que vou comer um "Milk Tray" para compensar...

14 Novas Memórias:

Anonymous Anónimo escreveu...

Olha, ... não sei + o que faço p/ deixar de comer chocolate. fiz promessa séria e não consegui cumprir, fiquei apenas 8 meses s/ comer, e era p/ ser 03 anos. Isso me persegue : todo lugar que vou tem alguém servindo bolo de chocolate, sorvete de chocolate, bombons, etc e tal. Então, como vou conseguir resistir a tal "pecado". Levo as coisas muito a sério, por isso me sinto errada por ter feito a promesssa e tê-la quebrando, comendo o danado do chocolate e seus derivados. Geralmente não compro, mas "ele" sempre arruma um jeito de chegar lá em casa, aí eu como tudo até acabar rapidamente, não consigo fazer outra coisa. Fico s/ rumo e não me acalmo enquanto "ele" não desaparecer da minha frente. Meu marido acha um absurdo eu ser assim : s/ controle frente ao "coitado", como ele diz. Mas, falando muito sério,... não sei o que faço p/ me controlar diante do tal "moreninho maldoso". Aguém pode me ajudar ?

25/03/2008, 14:06:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

nossa é impressionante o tanto que chocolate é bom...mais o vicio dele é horrivel, tento controlar e nao consigo, engordei bastante, depois que como um nao consigo parar eu como uns 5 chocolates seguidos, fico na fissura, as vezes saio a noite pra comprar, as pessoas la de casa admitem q realmente sou viciada. tem gnt q acha graça, mais esse é um vicio como qualquer outro q traz até desanimo as vezes...
deveria ter algum modo de fazer um desintoxicaçao... esse vicio como qlqr outro, traz nervosismo e pode realmente trazer consequencias graves a saude... q Deus possa nos libertar desse vicio!

17/06/2008, 18:31:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Olá, entendo perfeitamente qdo uma pessoa não consegue parar de comer chocolates, pq eu sou uma delas, confesso q eu não era assim, eu frequentava academia e a +ou - uns 5 meses parei e desde então sofro por ser uma chocolatra!!!

04/08/2008, 21:24:00  
Blogger Unknown escreveu...

Oi pessoal tbm sou um viciada ah 4 anos como chocolate diariamente e não é uma barrinha não... deixo de almoçar de jantar para no lugar comer chocolate e não engordar muito...estava lendo umas materias e umas das explicações é q precisamos de uma substancia chamada triptofano q nos dar bem estar. essa substancia é vendida em farmacia de manipulação estou pensando seriamente em consumir essa substancia em capsulas pra ver se da algum efeito! pq é muito ruim não ter controle de si mesmo! ser mais fraco do q um alimento!

02/04/2009, 18:36:00  
Blogger Flávia Andrade Fernandes escreveu...

Sou uma chocolátra há tantos anos que nem me lembro onde tudo começou. Em alguns dias, fico desesperada. chego a comer escondida, para que meu namorada e minha família não me recriminem.
Vou casar no ano que vem e gostaria de estar mais magra, além de ficar bem comigo mesma, por isso, vou tentar me controlar, na verdade, não sei po onde começar, mas vamos lá!!!!!

13/08/2009, 15:57:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Bom como todos não consigo me controlar, comer chocolate pra mim é como respirar, o pior de tudo é que minha mãe é doceira e eu estou indo para esse caminho,tendo me controlar nos paes de mel quando eu vejo mais as vezes entro em um estado de desespero e preciso comer barra de CHOCOLATE isso acontece mais quando me sinto sozinha sem nada para me distrair . Mais eu vou conseguir maneirar .

08/01/2010, 22:58:00  
Blogger Unknown escreveu...

olá.
Eu sou a Regina produtora do Happy Hour, e amanha vou fazer um programa sobre loucos por chocolates, voce teria interesse de participar.
segue meu e-mail: producaohappyhour@mixer.com.br

14/04/2010, 19:06:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

*"posso aceitar isso e meu coraçao ainda esta aberto.."

28/04/2010, 13:31:00  
Blogger Unknown escreveu...

olá pessoal também sou um viciado em chocolate,eu já em sei o que fazer só de pensar em chocolate já me da vontade preciso de uma cura.
2 meses atrás eu consegui me afastar um pouco pensei que tinha encontrado a cura de ser chocolátra mais não tinha um a vontade esta de volta e cada dia que passa eu sinto mais vontade eu já nem sei se isso vai acabar...por que eu amo chocolate...

15/05/2010, 00:58:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Oi, eu tenho 16 anos e desde os treze eu não consigo parar de comer chocolate, e começou quando eu ganhava chocolate de parentes e principalmente do meu pai, ele não tem culpa sabe, ele só queria me agradar,as vezes eu deixo de jantar e tomar café da manhã para me saciar com chocolate, faz uma semana que eu só almoço para comer chocolate, e pior é que quando eu cocmo chocolate eu ficom com tontura e as vezes dores de cabeça. Quando como algo como pão ou bolachas eu sempre acrescento chocolate, parece que as coisas não tem mais graça sem o chocolate, eu já tentei parar mais não consegui, parece que aonde eu vou eu encontro um modo de saciar a minha vontade insaciavel, quanto mais eu como mais eu tenho vontade.
Eu já cheguei a gastar mais ou menos 80 reais em alguns dias em chocolate, quando me vem a vontade eu faço de tudo para ter um chocolate, e eu sei que eu nunca vou me controlar. eu amo chocolate.

30/07/2010, 16:13:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Eu sou chocolatra, não consigo ficar sem comer chocolate por um dia sequer. Isso me incomoda, porque apesar de ser inofensivo, o chocolate me dá alergias na pele e gordura no fígado, tenho medo de um dia precisar fazer algum tratamento sério por conta deste vício. Se alguém estiver interessado em fundar algo nos moldes dos alcoolátras anônimos, gostaria de ajudar.

10/04/2011, 04:32:00  
Anonymous Isadora escreveu...

Agora eu vi o tanto de chocolatra que existe, kkk chocolate é meu ponto fraco,quero parar de comer mas nao resisto e se eu nao comer eu fico absolutamente estressada, preciso de ajuda mesmo

09/06/2011, 16:18:00  
Blogger Riane Zohar escreveu...

Gente, meu problema é sério mesmo. Passei por mts dificuldades na vida, coisas sérias ao qual me deparava sozinha. Corri pro chocolate e acabei virando uma chocólatra de verdade. Tudo começou qnd tinha 6 anos, e hj tneho 16 e nada mudou. Cheguei a comer 8 barras de chocolate por dia, eu roubava dinehiro pra comprar, roubava o próprio chocolate das lojas, fugia de casa, comia escondido, chorava, gritava...tentava fugir mais aquele cheiro ficava na minha memória. Passei por problemas psicológicos e até cheguei a fazer tratamento com psiquiatra por 2 anos e acupultura...melhorei em aprtes, nunca consegui ficar mais de 4 dias sem comer chocolate...aliás, só consegui isso uma vez. O máximo que fico são dois dias e no outro dia eu já começo a entrar em desespero.
é horrível, eu começo a tremer e a chorar, mas nao consigo largar esse vício. Hoje estou amis controlada, como certa de 130g por dia.
Mas a cada dia que passa sinto mais vontade de sentir ele derretando na minha boca, de sentir o seu cheiro e a sua textura em meus dedos.
Se alguém conhecer uma clíca, por favor ... me ajude!!!

02/12/2011, 02:37:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

nossa eu tb preciso de ajuda ,sou chocolatra ,amo chocolate mais como muito ontem comi,uma barra sozinha um bombom e uma trufa em 20 minutos e hoje copmi um saco de confete de chocolate daqueles grandes ,nao sei oque fazer para largar esse vicio,meu marido me alertou hoje e estou preocupada d+ alguem pode me ajudar

16/04/2012, 00:51:00  

Enviar um comentário

<<Página Principal