04 dezembro 2003

Bowling for Santarém ?

O grupo de estudantes de Santarém que tentou fazer um ‘cocktail molotov’ com álcool e ácido muriático (ou clorídrico), causando queimaduras nas mãos, braços e pescoço de um deles ao acender um isqueiro, é constituído por cinco rapazes e uma rapariga, que também se queimou numa perna, embora com menor gravidade.

“Eles queriam fazer explodir o álcool”, que estavam a colocar num frasco de vidro onde já havia o ácido muriático”, indicou ontem Maria José Dionísio, presidente do conselho executivo da Escola do 2.º e 3.º Ciclos de Mem Ramires, onde o grupo frequenta o 8.º ano.


no Correio da Manhã



Está tudo a ficar louco ? No meu tempo construíamos carrinhos de rolamentos para descer as ruas inclinadas, jogávamos à bola, à apanhada, ao mata, ao futebol humano, à sirumba, a jogos de tabuleiro. Na televisão víamos séries como o Marco, a Heidi, o ursinho Jacky e a sua mana, o Vicky, As Maravilhosas Cidades de Ouro, o Conan, etc...

Uma vez por outra, no carnaval até rebentávamos com uma lata de spray numa fogueira improvisada, mas nunca tentámos fabricar um "cocktail molotov", ainda para mais tencionando usá-lo.

Será este o preço a pagar pelo acesso fácil à informação? Será este o preço da evolução ? Será isto culpa de uma sociedade que continua a incitar o uso da violência ?
Não sei.