05 fevereiro 2004

Blogs em discussão

no Fórum Económico Mundial.

"(...)Os blogues estão a transformar os consumidores de conteúdos mediáticos em produtores desse tipo de conteúdos - referiu Jay Rosen, responsável pelo Departamento de Jornalismo e Comunicação de Massas da Universidade de Nova Iorque, segundo a informação disponibilizada pela organização do sítio do Fórum na Web ( www.weforum.org ). "É um desenvolvimento radical incrível, o mais excitante que vi na minha carreira como intelectual e crítico", afirmou Rosen.

O crescimento deste fenómeno criou uma "cadeia alimentar de informação", referiu Joi Ito, "chief executive officer" (CEO) da empresa Neoteny. No topo, encontram-se os "poderosos", uma elite lida diariamente por milhares de pessoas; seguem-se os blogues de "redes sociais", interessados em certas temáticas ou regiões. Na base, encontra-se "uma vasta galáxia de obscuros blogues", com poucos acessos diários. Mas existirá um fenómeno de realimentação entre todos eles, que poderá mesmo acabar por levar certos temas aos média tradicionais.

Assim, para Ito, apesar de os "bloggers" mais conhecidos receberem mais atenção, a "força vital" do fenómeno estará na base, naqueles que descobrem e apresentam conteúdos originais. Nesse sentido, Loïc Le Meur, fundador da empresa francesa Ublog, salientou que os blogues poderão ter o mesmo impacto (ou maior) nos média tradicionais que o Napster teve na indústria discográfica: "O Napster apenas tornou possível a cópia de músicas. Mas um 'blogger' pode acordar todos os dias e ter uma boa ideia - uma ideia que poderá desviar as atenções da imprensa tradicional (...)"


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