04 março 2004

Conselho

Queridos fiéis,

Queria pedir-vos o vosso ajuizado conselho numa questão. Como alguns já sabem e outros certamente desconfiarão, sou estudante de História e é frequente, no meio dos meus estudos, sentir-me um bocado perdida porque me faltam elementos, sobretudo sobre os antecedentes de determinados factos, biografias, genealogias, etc. Enfim, sinto que, por vezes, faltam elos na cadeia dos acontecimentos. Ora eu sou daquelas pessoas que defendem que o mais importante não é decorar nomes e datas, mas sobretudo perceber, captar o espírito, a mentalidade, a filosofia por detrás de cada época que, em última análise, é o que motiva os acontecimentos.

Assim, lembrei-me de criar um blogue sobre História. Nada de muito ambicioso até porque não tenho conhecimentos nem disponibilidade para lhe dedicar muito tempo e trabalho. A minha ideia seria a de criar uma espécie de caderno de apontamentos, onde guardaria o resultado de algumas pesquisas feitas na sequência de dúvidas surgidas durante o estudo de determinadas matérias ou nascidas da pura curiosidade.

Pensei que poderia ter algum interesse para outros estudantes ou curiosos, embora o conteúdo não pretenda trazer nada de inovador. Ao mesmo tempo, pensei que assim poderia ajudar colegas a esclarecer dúvidas e a ver algumas das minhas próprias dúvidas esclarecidas.

Já registei um blogue que ainda se encontra completamente virgem. O tempo e a paciência têm-me faltado como sabem. O que vos peço é o vosso conselho nú e crú. Acreditam que valha a pena? Vêem algum interesse nisto? Acham que faz sentido?

Não quero ser acusada de protagonismo, de vaidade ou outros disparates semelhantes, uma vez mais reforço que a minha ideia não é fazer uma coisa pretenciosa para a qual não teria capacidade nem feitio (se bem que a presunção é, muitas vezes, mais uma questão de feitio do que propriamente de capacidade...), mas sim ajudar-me a estudar e, quem sabe também, ajudar outras pessoas.

Agora preciso do vosso conselho honesto. Mandem-me à fava ou a apanhar outra leguminosa qualquer (até agradeço visto que as favas não fazem as minhas delícias), mas sejam sinceros.

Desde já muito obrigada.

A Abadessa Indecisa.