17 agosto 2004

Lição de hoje: Homens e mulheres ou como engomar pode ser potencialmente perigoso

Nunca mais passo a ferro. É uma tarefa monótona, cansativa, desagradável, pouco criativa (a menos que consiga fazer origami com as roupas, dobrando-as de forma original ou criando vincos, em vez de os eliminar) e perigosa! Sim, pelo menos para mim, que me queimo frequentemente, ou seja, de cada vez que pego no ferro de engomar. Desta vez, encostei a barriga ao ferro, ou vice-versa. Nunca me tinha acontecido esta variante, confesso. É o que dá tentar ver televisão ao mesmo tempo para me distrair da monotonia das tarefas domésticas...

Definitivamente, não nasci para a coisa. Se me aplicar, até consigo passar tudo na perfeição, mas como não gosto de o fazer acabo sempre lesionada e a fazer uma viagem até à engomadoria mais próxima, onde entrego as minhas tentativas goradas a qualquer empregada antipática, que olha para mim com um certo desdém como quem diz: "Já tinhas idade suficiente para saber engomar ou, pelo menos, para não fazeres macacadas destas.". Mas será que as engomadorias são exclusivamente para os homens? Será que tenho andado enganada este tempo todo e, na verdade, estes estabelecimentos não passam de uma espécie de "Clubes do Bolinha", instrumentos de apoio para homens temporariamente sós que, por opção ou não, não dispõem de uma mulherzinha que lhes engome as cuecas? Porque é que toda a gente espera que uma mulher saiba passar a ferro e chame um homem para lhe mudar um pneu?

Um destes dias, uma amiga minha ficou parada na estrada porque um dos pneus do carro se furou. Enquanto se preparava para o trocar, eis que aparece um jovem que, delicadamente, lhe pergunta se precisa de alguma coisa. A minha amiga respondeu que sim, que tinha uma pilha enorme de pratos para lavar em casa e o rapaz foi-se embora, ofendido de morte por não o terem deixado cumprir a sua função de macho diligente...

Por tudo isto, pergunto: será preciso inventar um terceiro sexo, para que os homens que passam a ferro e as mulheres que mudam pneus não sejam vistos como excepções a qualquer regra possidónia?