22 setembro 2004

A minha primeira lança em África...

Dia 1
2 de Setembro

A primeira impressão "tunisina" foi uma sensação de aperto... uma falta de ar provocada pelo choque de temperatura. Assim que a porta do avião se abriu e começámos a sair, a elevada temperatura que se fazia sentir acolheu-nos para nao mais se separar de nós (ao fim de alguns dias já nos tínhamos habituado).

No Aeroporto Internacional de Monastir - Habib Bourguiba, estavam à nossa espera vários autocarros para nos levarem aos nossos destinos. Pelo caminho de Monastir a Hammamet, deu para ver um pouco do país e da sua paisagem, onde as oliveiras reinam em todo o esplendor - não fosse a Tunísia um dos maiores exportadores de azeite e derivados.

[Constata-se facilmente que a Tunísia é um país pobre, daqueles apelidados de "em vias de desenvolvimento"... Constata-se também que todos se unem no esforço desse desenvolvimento]

Chegados a Hammamet, ficámos a cerca de 6 km do centro da cidade, na denominada zona turística, onde estão situados os hotéis. O nosso, o Le Predsident, apesar de ser apenas 3 estrelas, tem uma qualidade que faria inveja a muitos de 4 ou 5 estrelas. O pessoal é extremamente simpático, os diversos serviços são de muito boa qualidade (a alimentação é excelente), a equipa de animação trabalha durante todo o dia e até cerca das 24 horas para manter animados os hóspedes do hotel. Desde hidroginástica, jogos colectivos como o futebol ou pólo aquático, step, concursos de adivinhas, etc... de tudo há um pouco.

O primeiro dia - o da chegada - apenas deu para conhecer um pouco do hotel e das redondezas. Deu para ver como os tunisinos tratam muito bem os estrangeiros, como a simpatia é reinante e como eles são um povo culto e que se esforça por aprender e conhecer novas culturas. Deu ainda para perceber que o Islão, nada tem a ver com fundamentalismos. À noite dedicámos especial atenção aos cocktails do hotel. Digamos que os "Le President" são óptimos, e que apesar de cada empregado os fazer à sua maneira, acabam por saber sempre ao mesmo.

[A lua tunisina é muito bonita... não parece a mesma que espreita Portugal]