22 maio 2006

Ainda o "Código" - Dúvidas de uma ateia

Se Buda era casado...
Se Maomé era casado...
Se a maioria dos senhores barbudos que aparecem na Bíblia eram casados...
Se Maria, mãe de Jesus, era casada...

Então porque é que Jesus não pode ter sido casado?

Se comia,
Se dormia,
Se ria,
Se bebia,
Se, no fim, teve medo e insegurança...

Porque é que não pode ter sentido amor, desejo e prazer?

Por mim, as teorias enunciadas no "Código" não me fazem qualquer confusão e até me agradam. Só não consigo perceber a celeuma e a novidade à volta da obra, porque fui criada com um avô que sempre me ensinou que Jesus tinha sido casado com Maria Madalena, teve filhos e foi um homem diferente dos da sua época, um filósofo, um político, alguém que questionou o mundo onde viveu e, por isso mesmo, ficou para a História, mas, mesmo assim, um homem.

Mas não liguem. Estas são as dúvidas de uma ateia, que acredita que existe um deus em cada um de nós.