09 agosto 2003

A origem de um nome

há-de estar sempre ligada a algum facto, a alguma lembrança, a algum motivo.


"(...) Mas nem a persistência do rei, que, salvo dificultação canónica ou impedimento fisiológico, duas vezes por semana cumpre vigorosamente o seu dever real e conjugal, nem a paciência e a humildade da rainha que, a mais das preces, se sacrifica a uma imobilidade total depois de retirar-se de si e da cama o esposo, para que se não perturbem em seu gerativo acomodamento os lí­quidos comuns, escassos os seus por falta de estímulo e tempo, e cristianí­ssima retenção moral, pródigos os do soberano, como se espera de um homem que ainda nao fez vinte e dois anos, nem isto nem aquilo fizeram inchar até hoje a barriga de D. Maria Ana. Mas Deus é grande. (...) Aquele que além está é frei António de S. José, a quem falando-lhe eu sobre a tristeza de vossa majestade por lhe não dar filhos a rainha nossa senhora, pedi que encomendasse vossa majestade a Deus para que lhe desse sucessão, e ele me respondeu que vossa majestade terá filhos se quiser, e então perguntei-lhe que queria ele significar com tão obscuras palavras, porquanto é sabido que filhos quer vossa majestade ter, e ele respondeu-me, palavras enfim muito claras, que se vossa majestade prometesse levantar um convento na vila de Mafra, Deus lhe daria sucessão, e tendo declarado. isto, calou-se D. Nuno e fez um aceno ao arrábido. (...)"

José Saramago, in "Memorial do Convento".


Este livro, que estou actualmente a ler foi a base da ideia, a origem do nome deste blog. Ainda bem que não estava a ler a "Anita na Cidade" ou o "Nuno e Carolina vão ao Circo". Ainda bem que faz tempo que li o polémico livro do Miguel Esteves Cardoso, "O Amor É ******!".

Nos últimos tempos até que se poderia chamar outra coisa qualquer. Poderia ter o mais aleatório dos títulos. Alguns decerto mais sonantes, outros mais entediantes.
Vou fazer um pequeno exercício mental e tentar lembrar-me quais as possibilidades de este blog que se chama "Memorial do Convento" se chamar outra coisa qualquer, tendo como origem a mesma causa ou motivo: a leitura dos últimos meses.

- acausadascoisas@blog... não ficava mal. Provavelmente até existe;

- ovelhoqueliaromancesdeamor@blog... aproveitava-se, dava umas excelentes crónicas;

- odeusdaspequenascoisas@blog... dava um bom título;

- ohomemduplicado@blog... não, clones não, por favor;

- amoremtemposdecolera@blog... é um óptimo livro, mas não gosto do tí­tulo para um blog;

- todososnomes@blog... um nome indicado para um blog estilo diccionário. aproveitem para o registar se ainda não estiver;

- oevangelhosegundojesuscristo@blog... fica muito extenso e poderia levar a problemas religiosos;

- omundodesofia@blog... olha, aqui está um belo tí­tulo. E também um belo livro;

- oretratodedoriangray@blog... hum, o tí­tulo não é mau, mas seria um blog sobre o quê? um narcisista?

- aobraquasecompletadeeçadequeiroz@blog... alguns títulos até poderiam resultar ( pelo menos um deles resulta ), outros dificilmente vingariam.


Bem vistas as coisas... julgo que o tí­tulo está bem escolhido. Se fosse a Sónia a escolher por este método... bem, esta lista teria o dobro ou triplo do tamanho, e as possíveis variações seriam infinitas.