11 agosto 2003

Saudades do inverno

Sou uma pessoa "verão", confesso. Há pessoas "verão", tal como há pessoas "inverno". Depois há os indecisos que são as pessoas "primavera" e "outono" - nem quente nem frio, nem chuva nem sol, nem montanha nem praia - mas que acabam por ser mais "sumarentas" e coloridas do que as pessoas "verão" ou "inverno" porque trazem em si um bocadinho de cada estação.

Estão a ver a ideia, importada dos ingleses, de "cat people" e "dog people"? É mais ou menos a mesma coisa.

Pois é, euzinha, esta pessoa "verão", hoje deu consigo a suspirar pelo inverno. Estou saturada deste calor que seca as pessoas e ajuda a devorar este país com chamas. Sinto saudades das minhas camisolas de gola alta e das peúgas do Garfield. Quero tricotar cachecóis e de vez em quando parar para dar mais uma fungadela (em parte constipação, em parte alergia às lãs...) e beberricar um gole de chá de maçã aromatizado com um pau de canela. Quero passar fins de semana a rever os meus filmes favoritos, encharcada em pipocas (com sal e uma pitadinha de pimenta) e chocolate quente. Quero ir passear a Porto Côvo e sentar-me naquele banco de pedra em frente ao mar e ficar ali a ver as gaivotas dançarem com o vento e a espuma das ondas a lavar as rochas. Ao fundo, um pouco para a esquerda, a Ilha do Pessegueiro (a tal do vizir de Odemira), por vezes meio desfocada no nevoeiro...Tenho saudades de sentir frio, do cheiro das castanhas e da lareira. Tenho saudades de sentir saudades do verão.