24 março 2004

Personalidade do Dia - Júlio Verne

Júlio VerneDo meu imaginário de criança fazem parte as aventuras do Capitão Nemo e do seu submarino nuclear, Nautilus. Assim como as obras "A volta ao Mundo em 80 dias" - mesmo na versão animada com o Williy Fog, "Viagem ao centro da Terra", "Vinte Mil léguas submarinas" ou "A Ilha Misteriosa" . Neste livro aprendi, por exemplo, a fazer uma lupa - juntando dois vidros de relógio, água e barro. A infância é um estágio bonito. Estamos sempre a aprender. Continuamos a fazê-lo durante toda a vida, mas não com tanta intensidade ou frequência. Bem, voltando ao tema, Julio Verne fez parte da minha infância, como fez e fará - certamente - parte de muitas outras infâncias. A sua visão futurista proporcionou-me algumas horas de puro lazer, desfrutadas na companhia dos seus livros.


Júlio Verne (1828-1905)

Júlio Verne foi escritor, ensaísta e escreveu também para o teatro, tornou-se famoso por suas obras onde a aventura e as grandes descobertas científicas são o tema de seus enredos, também é considerado um visionário já que muito antes do homem viajar para a lua, ou da invenção do fax ou do submarino nuclear, Verne já colocava ao dispor de seus leitores essas jóias da tecnologia.

Júlio Verne nasceu em 1828 em Nantes cidade pitoresca da França, aos vinte anos com o intuito de estudar direito muda-se para Paris era o ano de 1848. Apaixonado pela literatura e pelo teatro logo começa a escrever peças e incentivado por Alexandre Dumas (Pai) , estreia sua primeira peça em 1950 "Palhas Quebradas" , neste mesmo ano começa a trabalhar no Teatro Lírico de Paris. (...)Viagem à Lua - Georges Méliès

Júlio Verne morreu em 24 de Março de 1905, ao todo escreveu 80 romances e montou 15 peças de teatro, sozinho ou com colaboradores, no início era considerado um pouco à margem das grandes obras e escritores da época (século XIX), porém sua imaginação prodigiosa e suas histórias fantasiosas conquistaram um público cativo que ávido por aventuras e descobertas científicas viram na obra de Verne uma válvula de escape. Suas obras falam da humanidade e seu futuro com grande esperança, concebendo várias conquistas no mundo tecnológico que estava prestes a começar no final do século XIX.


Leia a biografia completa de Julio Verne aqui.

1 Novas Memórias:

Anonymous Anónimo escreveu...

Aproveito para publicitar o meu site e blog dedicado ao autor:
www.jverneportugal.no.sapo.pt
www.jvernept.blogspot.com

26/04/2008, 22:19:00  

Enviar um comentário

<<Página Principal