25 janeiro 2006

:(

Lidar com pessoas é do mais difícil que pode haver. Todos os dias me felicito por não ter escolhido ser psicóloga e todos os dias me lamento por não ter seguido psicologia. Isto porque acredito que hoje teria as técnicas e as estratégias necessárias para entender as pessoas e conseguir fazer-me entender…ou não.

Hoje de manhã, pedi a uma colega que me tirasse umas fotocópias. Daí a alguns minutos, as cópias estavam feitas, mas completamente destrambelhadas. Delicadamente pedi à colega que revisse o trabalho, o que ela fez mas, ao longo do dia, reparei que deixou de me olhar nos olhos e, sempre que eu lhe pedia alguma coisa, respondia com sete pedras em cada mão e com uma galeria de caretas de fazer inveja a qualquer exposição sobre a história da tortura através dos tempos.

Como tenho pouca paciência para este tipo de coisas, chamei-a e perguntei-lhe qual era o problema. Primeiro fez-se desentendida, depois acabou por admitir que o problema era ela própria: como era uma pessoa exigente consigo mesma, disse, não se perdoava por não ter feito bem o que lhe pedi… E como tal, passou um dia inteiro sem ME falar e a agraciar-ME com as suas melhores caretas…

Faz sentido, faz todo o sentido.

Preciso urgentemente de férias! É a única conclusão a que chego.