23 maio 2006

15ª Maratona Fotográfica de Lisboa

O ponto de partida, foi no Campo Grande, sendo que a aglomeração de pessoas, cedo se fez sentir.

Às 20 horas, abriram os postos de controlo e após a verificação das incrições e a oferta de uma t-shirt alusiva à maratona, foram dados os primeiros 4 temas, juntamente com a localização do 2º posto (Largo das Portas do Sol).

Os 4 primeiros temas foram: Olhó Passarinho, Cara ou Coroa, Traz outro amigo também e Ruas.

Começámos por ali mesmo (no Campo Grande, Av EStados Unidos da américa e Av de Roma) a tirar as fotos e a imaginar o que se enquadraria nos temas propostos. Após as 4 primeiras fotos, dirigimo-nos para o 2º posto de controlo (23/01 hora), subindo pela até ao Largo das Portas do Sol, onde podemos admirar a vaca da Fundação Ricardo Espírito Santo e depois de irmos carimbar a presença no posto de controlo e receber os 4 proximos temas, fomos comer qualquer coisita na Cerca Moura.

O 2º conjunto de temas foram: Rubor, Esboços, Sobe e Desce e Rebeldes.

Juntamente com os temas, recebemos a localização do próximo posto, situado no museu da Carris, próximo do Centro de Congressos (03/05 horas). Entretanto, entrámos em contacto com um casal amigo e visto que tínhamos muito tempo até ao próximo posto, fomos beber uma caipirinha e ter dois dedos de conversa com um dos nomes mais conhecidos da musica cabo-verdiana, o simpatiquíssimo e humilde Tito Paris (de quem a Sónia á fã e do qual eu passei a ser). Obrigado Fernando e Cris, por esta maravilhosa experiência.
Após este pedaço de tempo muito bem passado, dirigimo-nos ao 3º posto de controlo - no museu da Carris - onde nos esperavam além dos temas e a localização do 4º posto (Praça de Espanha - 07/09 horas), várias mesas com comida que muito bem nos soube.

No 3º posto os temas dados foram: Agarra a madrugada, Volúpia, Memórias e Um eléctrico chamado desejo.

Dirigimo-nos para a zona norte da cidade (Expo) para agarrar a madrugada por lá, filtrada pelos pilares da ponte Vasco da Gama.
Quando nasceu o sol e após termos feito a foto que pretendíamos fomos para o 4ª posto de controlo, na Praça de Espanha. Aí recebemos mais 4 temas e a localização do próximo posto (Quinta Pedagógica nos Olivais).

No 4º posto os temas dados foram: O mundo ao contrário, Sensual, Lisboa Colorida e Subversivo.

Fomos para Belém fazer estes 4 temas e depois dirigimo-nos para os Olivais para o 5º posto. Aí, a organização tinha preparado uma merenda e comemos mais uma vez qualquer coisa para recuperar as forças. Aproveitamos para dar uma volta pela quinta e admirar os animais. Após carimbarmos a nossa presença no posto, recebemos os próximos 4 temas e a localização do 6º posto, desta vez em Benfica, no Palácio Beau-Séjour.

No 5º posto os temas dados foram: Evasão, Esperteza Saloia, A formiga no Carreiro e Esquece tudo o que te disse.

Andámos por Lisboa, Marquês De Pombal, Rato, S. Bento e fizemos os 4 temas. Como ainda era cedo, aproveitámos para ir a casa tomar um duche e refrescarmo-nos um pouco, antes de nos dirigirmos para Benfica e para o 6º posto.

Após nos termos refrescado, continuamos a nossa missão e fomos para Benfica levantar os ultimos temas e a localização do ultimo posto - Praça da Figueira.

No 6º posto os temas dados foram: Espelho Mágico, Busólico, A cereja no topo do bolo e Amanhã é outro dia.

Desta vez fizemos logo um dos temas ali, outro na Pontinha, um no Martim Moniz e o ultimo no Castelo de São Jorge (onde tive de pagar para entrar! CHULOS!). Terminou por fim esta longa maratona, e após termos descarregado as fotografias fomos jantar e... cama! Que suave e acolhedora me pareceu a cama naquela noite.