30 outubro 2003

Hoje

é o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

O cancro da mama é um problema grave de saúde pública e a sua frequência tem aumentado, sobretudo nos países mais industrializados. Actualmente, em Portugal, 1 em cada 13 sofre desta doença ao longo da sua vida. Todos os anos mais de 3.500 mulheres engrossam a lista de doentes que sofre este tipo de cancro em Portugal sendo a principal causa de morte entre as mulheres acima dos 45 anos.

No nosso país, a incidência de cancro da mama varia um pouco com as regiões, mas ronda os 60 novos casos por ano por 100 mil habitantes, o que significa três mil novos casos da cancro da mama por ano.

O pior é que estes números têm tendência a aumentar, resultado da mudança de estilos de vida, e os mais recentemente identificados, problemas genéticos e hereditários. Outros factores de risco igualmente considerados são a obesidade, a alimentação desregrada, o tabaco e o álcool, o trauma da mama, as injecções virais e o elevado estado sócio-económico.

Só há uma maneira de combater esta problema: alertar as pessoas (sobretudo as mulheres, mas também os homens) para a necessidade de prevenir o cancro do mama, através de, entre outras acções, realizar uma mamografia e até mesmo o auto-exame. Com efeito, entre 80 a 90% dos cancros da mama são curáveis quando detectados precocemente.


in SAPO