05 novembro 2003

Pois é, pois é...

Não digo que sejam todos, porque há casos em que de facto 14 contos (70 euros) por mês fazem a diferença, mas meus amigos... a maioria dos estudantes que estão em frente da Assembleia da República pode muito bem pagar esse valor.
A Sic Notícias (passe a publicidade) está a fazer um directo e o que eles referiram logo na abertura do directo foi o excelente negócio que os cafés e restaurantes da zona estão a fazer nesta altura.
Logo de manhã foram repostos os stocks de cerveja e comprados muitos, mas muitos copos de plástico... para agora se verem nas mãos destes estudantes que não têm 70 euros para pagar uma propina, mas conseguem arranjar vários euros para beber cerveja, para fazer festas, para noitadas em discotecas.
O dinheiro existe ... só que é preferível "investir" numa bela bebedeira (passe a vulgaridade) do que num curso académico.
E se eles não têm dinheiro para pagar as propinas, quem os financia para estas manifestações ? Os partidos ? Associações de fundo político ? Que apliquem esse dinheiro no pagamento das propinas dos estudantes carenciados, e não no incitamento de manifestações levadas a cabo por meninos mimados, que constituem a maioria dos manifestantes.
É claro que o governo, actual e anteriores, se fizessem de facto uma boa fiscalização aos rendimentos que cada pessoa aufere, saberia quem tem obrigação de pagar e quem tem o direito de receber... mas isso são contas de outro rosário.

Para terminar, volto a frisar que existem estudantes (e respectivas famílias, nalguns casos) para quem 70 euros faz diferença, mas estes representam uma ínfima parte dos que ali estão.