17 janeiro 2007

O maior português de todos os tempos

Não posso deixar de olhar para o "top ten" dos maiores portugueses e pensar que, à parte dos poetas que ficam sempre bem porque dão o toquezinho cultural que a lapela destes eventos sempre precisa, não podia haver lista mais contraditória.

Os portugueses colocaram no mesmo "saco" Salazar e Aristides de Souza Mendes, sem esquecer Álvaro Cunhal - a alma católica e conservadora do senhor Salazar, lá onde estiver, deve estar aos pinotes... - e, como não podia deixar de ser, lá votaram fortemente no primeiríssimo dos Afonsos (que não bateu na mãe, OK? Esteve perto, acredito, mas lá se conteve e não se desgraçou)e no mais conhecido dos homens das descobertas, D. Vasco da Gama. De permeio, entraram o Infante D. Henrique e o sempre grande Sebastião José de Carvalho e Mello.

Por mim, obviamente demitiria o senhor Salazar da lista e, no seu lugar colocaria o nosso maior escritor, Eça de Queiroz. Substituiria Vasco da Gama pelo Padre António Vieira e o Infante D. Henrique por Pedro Nunes, pois se é verdade que o querer de um homem nos lançou na aventura maior do mar oceano, foi o saber de outro(s) que nos permitiu ir mais longe.

Álvaro Cunhal seria igualmente retirado - apesar da admiração que tenho pelo escritor e pelos ideais que sempre defendeu - e substituído por D. Duarte, o nosso rei mais esclarecido e também um dos mais esquecidos.

Como estamos a falar de Portugal e para os portugueses arranja-se sempre um jeitinho e cabe sempre mais um, se nos apertarmos um bocadinho mais, ainda colocaria na lista o poeta Sá de Miranda. É verdade que, assim, os dez maiores portugueses de sempre seiram, na verdade, onze, mas quem é que estar para os contar? Afinal ondem cabem dez cabem onze e somos todos irmãos e o que interessa é que o Benfica é um grande clube, pá!

Quanto a mim, o meu voto vai inteirinho para Aristides de Souza Mendes porque quem arrisca a própria vida e as vidas dos filhos para salvar as de pessoas que nunca chegou a conhecer, não é apenas o maior português de sempre, é um dos maiores homens de sempre.

5 Novas Memórias:

Anonymous Anónimo escreveu...

E não terá também arriscado a sua vida, e a da família, Álvaro Cunhal para lutar pela nossa liberdade?
Passou 12 anos na prisão e arriscou a vida a evadir-se do forte de Peniche.
Vasco da Gama fez-se aos mares desconhecidos então e arriscou a sua e outras vidas a enfrentar o monstruoso Adamastor.
O que quero dizer é que cada um terá a sua opinião e preferências, até pela vivência.
Eu, por mim, desde que não seja o Salazar está tudo bem. Antes uma cadeira, dasssse

18/01/2007, 00:42:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

24/01/2007, 13:36:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

O dono do blog devia apagar o comentário feito pelo anónimo que usa este site para publicidade.

É impressionante a coragem de Aristides. Um Homem católico e Honesto. Defensor da Humanidade. Ele tinha de saber o que estava a fazer, isto é, tinha de ter consciência das consequências do seu acto de bravura.
Cunhal ? ao pé disto ? Salazar ?
Uns anões !

15/02/2007, 09:48:00  
Anonymous Anónimo escreveu...

Vi o fim do programa "O maior português..." ontem na RTPI... (naõ sei se fosse en directo ou uma retransmissaõ)... Que aconteceu com o povo português para votar por um ditador ?!!! Espero que naõ seja um signo premonitorio para os nossos futuros paises europeios... 41% por Salazar... Que tristeza, Portugal têm tantos homens importantes que foram fantasticos na historia portuguesa mas também na historia mundial... Que pena que tantas pessoas esqueceram o que é uma ditadura. Esse programa foi como um choque para mim.
Naõ sou portuguesa, sou bretã (França), os Franceses no mesmo tipo de programa votaram por 1° Charles de Gaulle, 2° Louis Pasteur (inventor da vacina contra a raiva) e 3° Abbé Pierre (que acabou de morrer)... Imagina uma votaçaõ por Philippe PETAIN !!!
Portugueses por favor naõ sejam nostalgicos de una ditadura.

Com amizade.
Laurence

26/03/2007, 21:13:00  
Anonymous Diogo Carvalho escreveu...

são tristes voces ao nao admitir que Salazar é o maior de sempre. Ganhem respeito por alguem que fez mais pelo país do que qualquer outro governante, principalmente nos últimos 100 anos. Salazar sempre. Alguns de nós não se esquecem e pelo que parece somos muitos ainda.

08/12/2009, 23:08:00  

Enviar um comentário

<<Página Principal