26 fevereiro 2007

A cidade de(testada por) Mozart

Salzburgo é uma cidade pequena e muito bonita. É também a cidade natal de Mozart e a cidade "estúdio" do filme "The Sound of Music" ("Música no Coração").

Entre as várias coisas que observámos, visitámos ou desfrutámos, vou destacar as seguintes:

. Monte Untersberg - uma montanha - integrada nos Alpes - com 1857m de altura, à qual se sobe via teleférico. A paisagem, daqui é simplesmente deslumbrante. Salzburgo e os seus arredores parecem pequenos pontos no mapa rendilhado que se apresenta à nossa frente.
. Mozart... Mozart... Mozart...e Mozart! Viremos-nos para onde quer que seja, estejamos onde quer que seja... e Mozart estará lá! Seja na forma de bolinhas de chocolate, quadros na parede, tapetes, guardanapos, chapéus de chuva, camisolas, licores, perfumes... até palitos e fósforos. É uma exploração comercial da imagem de Mozart levada ao extremo e que chega em muitos casos a roçar o mau gosto.
. Augustinerbräu Biergarten - uma cervejaria muito simpáctica. Imaginem o conceito do pastel de Belém aplicado às cerveja! Salas e salas repletas de pessoas a saborear a cerveja da casa nas caves dum antigo mosteiro. À chegada, agarramos numa caneca (0,5l ou 1l) e passamo-la por água numa fonte. Dirigimo-nos então à caixa e, após pagarmos, ao balcão onde alguém nos enche a caneca directamente do barril de madeira que assenta na bancada. A cerveja é leve, escura (é uma Dunkel) e, como não podia deixar de ser... fresquinha e saborosa! Acompanha-se (ou não) com umas salsichas (dezenas variedades à escolha) ;)
. Miracle Wax Museum - um museu de cera dedicado à história de Salzburgo e também de Mozart.
. Getreidegasse - a rua do comércio... loja si, loja sim. Os reclamos de ferro forjado de cada uma das lojas, são cada um à sua maneira, uma obra de arte.
. Palácio de Hellbrunn - visitámos os jardins do palácio, onde se encontra o famoso pavilhão (coreto) utilizado no filme "Música no Coração".
. A simpatia dos austríacos e a limpeza da cidade que se encontra praticamente imaculada.
. o Hotel Zur Goldenen Ente - a palavra de ordem é central, central, central!! Além de muito bem situado, as pessoas do hotel são extremamente simpáticas (querem encher-nos de comida logo de manhã cedo), os quartos são limpos, com uma decoração agradável e com espaço suficiente para um casal.
. a fortaleza da cidade - Hohensaltzburg - onde existe o museu militar, o museu das marionetes e de onde se pode desfrutar duma vista espectacular sobre a cidade.
. o cemitério de S. Sebastião - onde se encontram sepultados os corpos de Leopold Mozart e Constantia (do pai e da viúva de Mozart), Paracelsus, Conde Almásy (figura inspiradora do "Paciente Inglês")
. o Festival Halls - espaço composto por três salas de espectáculos, utilizadas no Festival de Salzburgo. Uma delas (Felsenreitschule) aparece também no filme "Música no Coração" durante o espectáculo (quando a família Von Trapp participa e canta no Festival de Salzburgo e o Christopher Plummer canta "Edelweiss, edelweiss...")

De aspectos negativos:
. o já mencionado uso e abuso da figura de Mozart
. o fecho excessivamente cedo dos cafés/restaurantes, que encerram pelas 22.00 (o que acontece também em muitas zonas de Lisboa).

Enfim... é um local que merece ser visitado e apreciado.

OBS: As fotos estão comprimidas com Jpeg Progressive - o que leva a que só ao fim de um ou 2 segundos esteja completamente nítida

Etiquetas: , ,

1 Novas Memórias:

Anonymous Anónimo escreveu...

Muito giro. As fotos estão espectaculares, outra coisa não seria de esperar...
Já tive a oportunidade de saborear as bolinhas de chocolate, são muito boas!
O que é que querias dizer com "a roçar o mau gosto"? Haverá porventura preservativos com a figura do Mozart?
Um abraço

27/02/2007, 14:07:00  

Enviar um comentário

<<Página Principal