20 junho 2007

As sete maravilhas

Coube à TVI a transmissão do espectáculo que anunciará quais as sete novas maravilhas do mundo. Parece-me bem. Toda a gente sabe o quanto a TVI gosta de grandes eventos. Quanto maior e mais espanpanante, melhor - afinal é preciso não esquecer que a Manuela Moura Guedes foi a apresentadora do jornal da noite durante muito tempo...

Ontem vi o "teaser" deste espectáculo pela primeira vez e o que posso dizer é que, bem, é uma organização da TVI...Foi anunciada a presença de grandes vedetas internacionais como Jennifer Lopez, Neil Armstrong, Kofi Annan, Dulce Pontes, Mariza e, as maiores de todas, reconhecidos no mundo inteiro e arredores, os grandes, os gigantescos, os portentosos...Júlio Magalhães e Marisa Cruz...

Que se trame o primeiro tipo que caminhou na superfície lunar! Que se lixe o outro, que foi presidente da ONU durante anos! Não há habitante da Patagónia que não conheça o talento jornalístico de Júlio Magalhães (Ó Júlio, se é verdade que todos os Júlios não são Magalhães, porque é que todas as Marisas têm de ser Cruz? Será que anda para aí um ligeiro deslize freudiano, amigo?) e o rosto da Marisa Cruz é sobejamente reconhecido por todos os malgazes.

Por tudo isto e muito mais, o melhor é pegar no marido, na mulher, no amante, enfim em quem quisermos (como diria essa outra preciosidade da estação, Leonor Poeiras) e ir até ao campo de futebol do Benfica, para ver as estrelas ao vivo, em todo o seu esplendor.

19 junho 2007

Lili forever!

Lili Caneças, esse portento, confessou-nos os seus últimos desejos. É verdade. Não é que a diva esteja a pensar em fazer a grande viagem em breve - aliás, basta olhar para aquela carinha laroca, que irradia frescura e onde não se percebe o mais leve toque de bisturi, para ter a certeza de que a tia Maria Alice conta estar entre nós por muitos e bons anos - mas, durante uma visita a Reguengos de Monsaraz, a senhora confessou a sua grande vontade em, no dia em que o criador precisar de alguma séria diversão e resolver chamá-la, ser enterrada no cemitério daquela terra. E porquê? Nem mais nem menos porque, segundo a doutíssima senhora, o cemitério de Reguengos parece um cemitério índio...

E pronto. Está tudo explicado agora. Eu já desconfiava que a Srª D. Lili era, pelo menos, mestiça. Com aquele tom de pele, aquele cabelo escuríssimo, aquelas feições exóticas, nem podia ser outra coisa! E, assim sendo, quer descansar junto aos seus, pois claro.

Reguengos de Monsaraz, localidade bem conhecida pela sua comunidade índia, certamente aplaude com entusiasmo esta iniciativa da grande "socialite".

Acham que, se mandarmos à cadeia onde mora a Paris Hilton umas quantas fotografias e gravações da tia Caneças, ela poderá ter um momento de epifânia, cortar o cabelo, deixar crescer o cérebro e tornar-se numa pessoa relativamente normal?

08 junho 2007

Benfica...

Só porque me apetece... e porque, apesar de tudo, continuo a acreditar que qualquer dia é dia...


Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece

Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes

01 junho 2007

Acabo de ler que, em Espanha, foi chumbado um projecto de auto-estrada que punha em (maior) risco o lince ibérico, espécie já em extinção.

Seria bom se Portugal, que ainda coça a cabeça e se pergunta porque raios não avançou a barragem em Foz Coa, olhasse para o lado e, se deixasse de pseudo-nacionalismos caquéticos e, para variar, procurasse um bom exemplo para imitar. Ao que consta, há muitos à disposição por essa Europa fora e parece já ter sido provado que pode existir Portugal para além do "deficit"...

Por cá, os bons exemplos e as tentativas de preservar seja o que for, desde "riscos" nas pedras até animais em perigo dependem cada vez mais de pessoas empenhadas e íntegras, os verdadeiros cidadãos do mundo.

Aqui fica o endereço da página de um dos grupos (e causas) que me são mais queridos:

http://lobo.fc.ul.pt/