Coimbra...
sobre tudo e sobre nada...
Na longínqua sexta-feira 13 de Outubro de 1307, agentes do rei Filipe IV de França atacaram e prenderam Templários por toda a França. Por detrás do ataque, além da forte influência de que disponham os Templários, havia ainda a questão do seu suposto tesouro e das suas inúmeras propriedades - o que melhoraria imenso a frágil situação económica de Filipe, agravada pelas dívidas herdadas de seu pai, relativas às guerras contra a Inglaterra e com a Flandres. Com o aval do Papa Clemente V, procedeu-se então à prisão dos Templários (inclusivé do seu Grão-Mestre Jacques DeMolay), tendo estes sido submetidos à Inquisição e acusados de heresia. Através de abomináveis torturas físicas, foram arrancadas contraditórias confissões dos prisioneiros. As riquezas dos Templários foram então confiscadas em benefício da Igreja, sendo ainda uma larga parcela destinada aos cofres de Filipe IV.
No sábado à tarde, fui mais a Sónia à Igreja de Santa Catarina. Perdida entre prédios, esta igreja é lindíssima e quase que passa despercebida aos olhares mais incautos. Dali, seguimos até ao Miradouro para ver os navios do alto de Santa Catarina. O Miradouro estava repleto de pessoas, que aproveitavam o bom tempo que se fazia sentir.
E depois de uma semana muito pouco frutífera em termos bloguísticos, eis que chegámos a um fim de semana prolongado. Sinceramente, já sentia falta de um. Vou aproveitar para descansar longe de Lisboa. Vou-me deslocar mais uma vez ao norte do país e gozar de 3/4 dias na calma e pacatez de uma aldeia perdida no tempo, entre vales e montes. Vou descansar, passear e estar com a restante família - que só vejo nestas ocasiões.